Para o desenvolvimento estratégico de uma empresa, todos os cargos têm um papel fundamental ao realizar suas atividades. Contudo, muitas dessas tarefas acabam sendo mal distribuídas entre os trabalhadores da organização, acarretando uma sobrecarga de funções. Outro problema comum é um desempenho da empresa abaixo do esperado em relação à execução da estratégia definida, decorrente da delegação de tarefas que possuem um nível de dificuldade incompatível com o nível do empregado, dando-lhe uma atividade muito fácil ou muito difícil de se executar. Essa discrepância entre as competências necessárias para realizar a estratégia da empresa e o nível de conhecimento, de habilidade e de atitudes dos trabalhadores é chamada de lacuna corporativa ou gap.
A fim de resolver tais questões no ambiente corporativo, a área de Recursos Humanos passou a adquirir uma função mais estratégica dentro de uma organização e a organizar instrumentos e ferramentas para sanar essas dificuldades. Dentre elas, temos o mapeamento de competências. Por meio de questionários, de entrevistas e de análises do planejamento estratégico da organização, o mapeamento de competências promove um conhecimento maior sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes de cada profissional empregado e quais seriam as competências que se espera de cada função.
Com a realização do mapeamento, espera-se ao final do processo um maior conhecimento de sua empresa, uma vez que cada cargo terá uma descrição sobre quais seriam suas funções ideais para que a organização pudesse avançar em direção aos seus objetivos estratégicos. Isso permite que cada trabalhador seja alocado de acordo com o seu nível de competências, não sobrecarregando nenhum funcionário e nem delegando atividades incompatíveis com o seu nível de habilidades. Outros benefícios decorrentes do mapeamento são: a possibilidade de unir funcionários com perfis iguais ou complementares para realizar determinadas atividades, possibilitando um maior desempenho da equipe; a realização de um processo seletivo mais assertivo, possibilitando recrutar funcionários com características específicas que um cargo necessita; e uma melhora na saúde do trabalhador no ambiente empresarial, já que não se exigiria dele algo que ele não teria condições de executar e nem o sobrecarregaria de funções.
Dessa forma, o mapeamento de competências demonstra ter um papel fundamental no desenvolvimento estratégico de uma organização e no bem-estar do trabalhador. Conhecer sobre os limites e as habilidades de seus funcionários e as competências exigidas por cada cargo mostra-se fundamental para quem quer melhorar o desempenho da organização, atingindo os objetivos traçados no planejamento estratégico da organização e alcançando melhores resultados no mercado.
Referências:
Brandão, H. P. & Bahry, C. P. (2005). Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público. Brasília. 56 (2): 179-194
Lima, M. F. (2005). ARTIGO: Mapeamento de competências. Recuperado em 23 de maio de 2017, de www.administradores.com.br/artigos/carreira/artigo-mapeamento-de-competencias/11257/
Conhecer melhor os cargos e as potencialidades de seus funcionários pode ser decisivo para por em prática o planejamento estratégico de sua empresa.