top of page
Buscar
Foto do escritorIrhis Consultoria

Liderança - O caminho entre a estratégia e a ação


De nada adianta possuir planos incríveis para sua empresa se não tiverem pessoas preparadas para conduzi-los.

A liderança pode ser entendida como a forma de inspirar e motivar os colaboradores no atingimento de metas. O líder deve servir de influência aos seus liderados, inspirando confiança e merecendo respeito de seus seguidores.

Cada vez mais, as organizações têm compreendido a importância de um bom líder na condução de uma equipe, a qual justifica-se pois a liderança é uma competência essencial para qualquer cargo de gestão, dos mais simples aos mais complexos, e pode ser muito útil em outras áreas da vida também. Mas afinal, o que é um bom líder?

Em sintonia com a proposta de Bennis (1996, 2008) e aplicando-a a um contexto de mudança organizacional, Oliveira e Tadeucci (2008, p. 90) constataram que o líder deve possuir competências como: “capacidade de criar ambientes voltados à participação, ao comprometimento, à motivação e ao envolvimento [...] capacidade de comunicação eficaz de forma a desempenhar seu papel de tradutor e negociador entre sua equipe e a alta direção”. O líder deve, portanto, ser capaz de provocar mudanças, e o faz por meio do seu comportamento.

Os líderes modelam o futuro, concebendo estrategicamente o que pode vir a ser a organização, e o fazem traduzindo a estratégia em ação. Isso ocorre ao longo de duas dimensões: entre o curto e o longo prazo e entre a organização e o indivíduo. Esse enfoque no humano é muito precioso, pois apenas a partir do desenvolvimento de competências dos membros de uma equipe um líder pode engajar os talentos atuais e mobilizar a construção da próxima geração. Além de investir nos outros, um bom líder deve investir também em seu autodesenvolvimento, comportando-se como um aprendiz que retira ensinamentos de experiências com o sucesso e o fracasso, e no processo de aprendizagem, por meio de livros e cursos.

Isso nos leva a uma questão importante. Embora existam algumas pessoas que já possuem algumas das habilidades sociais necessárias para liderar com sucesso, muitas outras precisam de investimento por parte da empresa ou da instituição para desenvolver essas competências. Por isso, tornam-se muito importantes os cursos e treinamentos de liderança.

30 visualizações0 comentário
bottom of page