As pessoas são os principais responsáveis pelos resultados visados pela organização.
A noção de que as pessoas são os principais responsáveis pelos resultados obtidos dentro de uma organização, embasa e garante a importância da área de gestão de pessoas. Sendo assim, essa área é de grande relevância na concepção e implementação de estratégias empresariais.
Os modelos de gestão de pessoas são formas que as organizações desenvolvem para lidar com o desempenho humano. Eles são determinados por fatores internos como, por exemplo: a cultura e estrutura organizacional, a estratégia, os produtos ofertados e a tecnologia disponível; e externos: a legislação trabalhista, o modo de produção e papel conferido ao Estado.
Várias transformações ocorreram na maneira de gerir pessoas, mudando de acordo com os contextos históricos e setorial em que estiveram inseridas. Atualmente, a visão do funcionário como parte essencial para o desenvolvimento e competitividade da empresa demanda uma gestão com foco em pessoas. Sendo assim, para obter melhores resultados e se tornarem mais competitivas, as empresas devem buscar modelos de gestão de pessoas que atendam necessidades mais amplas dos trabalhadores. Dessa forma, os meios mais comuns de investimentos são treinamentos, políticas de reconhecimento, planos de carreira estruturados, auxílios para capacitação e qualificação, entre outros.
Portanto, muitos benefícios resultam de uma boa gestão de pessoas - tanto para empregados, quanto para empregadores: ajuda a empresa a atingir seus objetivos, gerir produtividade e qualidade, melhorar o desempenho dos funcionários e da organização, desenvolver e manter pessoas e garantir motivação, comprometimento e um ambiente de trabalho saudável.