Como um olhar estratégico pode melhorar o desempenho da sua organização
Toda organização busca vivenciar a melhor versão de si mesma. De fato, desde o início da industrialização, muitas metodologias já eram utilizadas visando alcançar melhores resultados e eficácia, tais como o controle de tempos e movimentos dos trabalhadores. Mas muito mudou desde então: o mercado passa constantemente por transformações e a área de gestão de pessoas tem adquirido, cada vez mais, um caráter estratégico dentro das organizações.
Você pode estar se perguntando, o que é desempenho? O desempenho é expresso pelos comportamentos no ambiente de trabalho e suas consequências em termos de realização e resultado. A Gestão de Desempenho visa melhorar o desempenho geral da organização e o faz a partir da chamada gestão de pessoas por competências, a qual parte da premissa de que cada colaborador possui competências, habilidades e atitudes que devem ser desenvolvidas para que sua função seja exercida de forma adequada (saiba mais sobre mapeamento de competências em: link).
Da mesma forma que a gestão de competências argumenta que a competência humana, aliada a outros recursos, dá origem e sustentação à competência organizacional, a gestão de desempenho leva em conta que a performance no trabalho não apenas está baseada nas competências inerentes ao indivíduo, mas também está baseada em atributos organizacionais. Assim, a partir da análise do mapeamento de competências (o que cabe a cada função realizar) a Gestão de desempenho permite encontrar gaps e lacunas de competências, sobreposição de funções, funções necessárias que carecem de um responsável, problemas de interação, motivação, etc. Ela determina que fatores podem estar afetando o desempenho do funcionário e, consequentemente, da organização.
A partir dessa avaliação, a sua empresa poderá investir de forma mais consciente e eficaz nas pessoas que a compõe, pois são identificados diversos pontos que necessitam de melhoria. Você pode investir, por exemplo, em planejamento de carreira para os colaboradores e treinamentos específicos para desenvolver as competências necessárias. A aplicação desse serviço pode ajudar os colaboradores a entenderem melhor suas funções, objetivos, expectativas e o sucesso do seu desempenho. Esse serviço fornece, ainda, informações importantes à gestão de Recursos Humanos para as decisões sobre promoções, bonificações e aumentos de salário, pois permite identificar quais comportamentos se encaixam ou não no desempenho esperado para o colaborador. A gestão de desempenho tem como objetivo melhorar performances profissionais e organizacionais, além de desenvolver pessoas tanto no âmbito econômico como em valor social para o indivíduo.