Reconhecimento e valorização são recursos muito importantes para o engajamento e a motivação dos colaboradores. Há diversas formas e contextos para se aplicar esse recurso, sendo o maior objetivo a satisfação do trabalhador. Afinal, quem não gosta de ser valorizado, não é mesmo?
Sabe-se que uma aplicação eficiente de recursos para reconhecimento e valorização de colaboradores traz diversos benefícios para a organização como, por exemplo, a retenção de membros, um melhor clima organizacional e maior produtividade. Mas como aplicar isso?
Algumas perguntas chaves são importantes na hora de traçar uma política de reconhecimento para a sua empresa:
- Quais os objetivos buscados, tanto em relação à empresa, quanto em relação aos membros?
- Como reconheço os membros atualmente? Eles se sentem reconhecidos?
- Qual o engajamento que buscamos na política de reconhecimento?
- Essa política está relacionada ao planejamento estratégico da empresa?
Tendo esses pontos esclarecidos, deve-se pensar em como mensurar as atividades dos membros, a evolução deles, quais as atitudes esperadas e definir os benefícios que serão promovidos (aqui é importante conhecer o interesse dos colaboradores, o que eles valorizam). Alguns exemplos de benefícios são bônus em dinheiro, produtos, viagens para eventos, capacitação, itens de representação intangível, como colecionáveis, e elogios. É importante ressaltar que o reconhecimento e a valorização nem sempre precisam estar atrelados a algum benefício monetário, elogios e agradecimentos também contribuem para os colaboradores se sentirem reconhecidos.
Por fim, uma boa política de reconhecimento precisa ter benefícios que sejam almejados e valorizados pelos colaboradores, metas plausíveis de se atingir, clareza e transparência, alinhamento com a estratégia da empresa e que todos membros estejam aptos a participar.