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Acompanhamento de membros: dicas para implementar na sua empresa

O Acompanhamento de Membros consiste em um processo no qual um assessor de Gestão de Pessoas se disponibiliza para auxiliar, supervisionar e apoiar um membro de sua empresa.


Esse procedimento é essencial para todas as ações da área Gestão de Pessoas, já que ele possibilita sabermos quais as opiniões de cada membro a respeito do planejamento estratégico de cada área e da empresa como um todo, suas queixas e sugestões sobre os processos realizados e seus pareceres sobre seus líderes.


A partir dessas informações, os assessores de Gestão de Pessoas possuem maiores insumos para executar os processos de desenvolvimento, movimentação e valorização dos membros de maneiras mais efetivas e alinhadas com a cultura e necessidades da empresa.


Mas como o Acompanhamento de Membros é aplicado na prática?

O Acompanhamento de Membros é realizado através de conversas entre os assessores de Gestão de Pessoas e os outros membros da empresa. Essas conversas podem ser realizadas por mensagens ou, preferencialmente, de forma presencial em intervalos de tempo estipulados pela área de Gestão de Pessoas, os quais devem estar adequados à realidade de cada organização.


O procedimento pode ser facilitado ao ser exposto para os membros quais tipos de demanda podem ser levadas para os acompanhantes de Gestão de Pessoas e com delegação de assessores específicos para cada área da empresa.


Apesar de todos esses processos, a etapa mais importante do Acompanhamento de Membros é o assessor de Gestão de Pessoas se mostrar disponível para os membros levarem suas demandas durante o dia-a-dia empresarial e não somente após serem perguntados sobre o assunto. Isso pode ser conquistado ao se fazer presente através do envio de mensagens constantes para os membros acompanhados.


Além disso, é de suma necessidade que cada assessor de Gestão de Pessoas seja responsável por realizar alguma ação com as informações adquiridas pelo Acompanhamento de Membros. Ou seja, cada acompanhante tem o compromisso de avaliar as demandas trazidas por cada membro e repassá-las para todos da área de Gestão de Pessoas.


Dessa forma, é possível traçar novos planos de ação individuais, para as áreas ou para a empresa como um todo, além de poder realizar modificações em processos que não estejam sendo efetivos para a motivação e produtividade dos membros.


Dicas para implementar um bom acompanhamento de membros

1. Apoio as lideranças: os líderes da sua empresa também precisam de suporte! Líderes são os protagonistas de muitas ações dentro da empresa e, para esses processos acontecerem da melhor maneira possível, é preciso que eles estejam engajados, cientes do seu papel e dos seus objetivos. O acompanhamento dos líderes permite que questões de desmotivação, falta de orientação aos objetivos e mesmo problemas pessoais sejam identificados e tratados de forma a prezar pela saúde mental do mesmo e não atrapalhar processos e outros colaboradores.


Saiba mais como ser um bom líder clicando aqui.


2. Endomarketing: cuidar da comunicação interna é um papel importante da área de gestão de pessoas de uma empresa. Nesse sentido, o endomarketing permite fortalecer o relacionamento entre os colaboradores, o que faz com que todos estejam por dentro das atividades realizadas, podendo acompanhar e valorizar o trabalho dos colegas, assim como passar a ter uma visão integral do serviço oferecido pela empresa.


3. Comunicação frequente: uma preocupação que o acompanhante de membros de gestão de pessoas precisa ter em mente é se comunicar de forma frequente e efetiva com os colaboradores. Dessa forma, o acompanhante poderá ter um conhecimento mais amplo e aproximado do colaborador, entendendo suas dores e dificuldades, assim como seus sucessos e fortalezas. Assim, poderá traçar planos de ação, em conjunto com o colaborador, de melhorias organizacionais e individuais.

Essa comunicação pode ocorrer por diversos meios: whatsapp, e-mail, formulários, conversas formais ou informais, reuniões mais estruturadas, entre outros. No entanto, o contato presencial é recomendado, mesmo que eventualmente, pois facilita o relacionamento e a comunicação entre acompanhante e colaborador.


4. Reuniões de feedback: por fim, reuniões de feedback permitem que o acompanhante e o colaborador tenham um momento de conversa, na qual poderão trocar informações e analisar situações com as quais o colaborador não está satisfeito, possibilitando o surgimento de planos de ação.



Essas são algumas dicas que utilizamos para realizar o acompanhamento de membros aqui na Irhis. Qualquer dúvida entrem em contato conosco! E continuem acompanhando o nosso blog!

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