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Como implementar a metodologia OKR na sua empresa

Aprenda 7 passos para implementar com sucesso a metodologia OKR na sua empresa.


O próximo ano está prestes a começar e, com ele, vêm os novos desafios e metas a serem cumpridos pela sua empresa júnior. Na maioria das EJs, é nesse momento, também, que uma nova diretoria assumirá e um dos grandes desafios da diretoria de uma empresa júnior se encontra na construção de estratégias para alcançar as metas estabelecidas.


Um dos fatores que contribuem para o desafio no cumprimento das metas é o fato de que o estabelecimento da maioria dessas metas segue uma abordagem top-down, ou seja, na maioria das vezes, são metas estabelecidas pela diretoria e passadas para os demais assessores.


A utilização de uma abordagem top-down pode ter impactos, inclusive, na própria motivação dos assessores. Quando não há a participação direta dos membros principalmente no estabelecimento das estratégias para o cumprimento das metas, elas podem não fazer sentido para eles, tendo um impacto negativo na motivação.


Pensando nesses aspectos, trazemos nesse artigo como implementar a metodologia OKR na sua empresa júnior, a fim de instrumentalizar as estratégias pensadas pela sua empresa e, também, incluir uma abordagem bottom-up, que permite a participação mais ativa dos membros na construção das estratégias estabelecidas.



A metodologia OKR

Como apresentamos no artigo OKR: As empresas que não querem ser indústrias, a metodologia OKR foi criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, e é usada por grandes empresas como Google, Twitter, LinkedIn e Intel. Os Objectives and Key Results (OKR) consistem em uma maneira de estabelecer um processo estruturado para o alcance de metas, e são divididos em duas partes:


. Objetivos (O): indicam a direção desejada da empresa e simboliza “O que eu vou conquistar?”.


. Resultados-chave (KR): são as metas com impacto direto no atingimento do objetivo e simbolizam o “Como eu vou conquistar?


Por exemplo, o objetivo da sua empresa pode ser melhorar o nível de satisfação dos clientes e um dos resultados-chave para o atingimento desse objetivo seria obter NPS 10 nos próximos 5 serviços realizados.


O OKR deve seguir duas vias: top-down e bottom-up. Dessa forma, a metodologia OKR propõe que a definição dos objetivos da empresa, apesar de ser realizada pela diretoria (top-down), deve ser discutida por todos os membros, contribuindo ativamente para a formação de suas metas (bottom-up) e, também, para o conhecimento dos assessores de como e por que elas foram estruturadas.


Para entender melhor sobre a metodologia OKR e os benefícios de sua implementação, clique aqui.



Como implementar na sua empresa

Apesar da metodologia OKR ser bastante simples, é preciso tomar cuidado ao implementá-la em toda a empresa de uma vez. Isso porque, para que ela realmente obtenha sucesso, a implementação do OKR deve ser acompanhada por uma mudança ou adaptação na cultura da empresa.


Para implementar, então, a metodologia OKR, você pode seguir os passos mostrados na figura abaixo:



Fonte: Tecnicon

Explicando cada passo temos:


1) Definição de OKRs estratégicos de alto nível

Esses são os OKRs que refletem a missão da empresa. Nessa etapa, eles devem ser definidos, inicialmente, com a participação de todos os membros.


2) Validação dos OKRs por parte da diretoria

Então, os OKRs que foram definidos com a participação de todos os membros devem ser validados com a diretoria da empresa, a fim de garantir o alinhamento estratégico.


3) Desenvolvimento dos OKRs táticos de cada time

Após a validação com a diretoria, deve ser feita a definição dos OKRs de cada time ou área da empresa, de forma alinhada à estratégia da empresa como um todo.


4) Mapeamento de dependências e alinhamento

Com os OKRs de todos os times da empresa definidos, é possível realizar o mapeamento dos aspectos que geram dependência entre um time e outro. É importante, então, que, nessa etapa, seja reforçada a interdependência dos times/áreas da empresa e que, principalmente, essas interdependências estejam claras para todos.


5) Check-ins semanais de monitoramento e análise

Para acompanhar se todos os times estão caminhando na mesma direção e identificar e solucionar possíveis problemas enfrentados por cada um dos times no cumprimento do Objetivo, é recomendado que cada time realize um monitoramento semanal do andamento de seus OKRs.


6) Revisão dos OKRs a cada 3 meses

Assim como os OKRs dos times devem ser acompanhados, os OKRs definidos para a empresa também precisam ser monitorados. Para os OKRs da empresa, entretanto, recomenda-se que seja realizada uma revisão trimestral, a fim de identificar onde a empresa se encontra no alcance do objetivo e o que pode ser feito para potencializar a chegada até ele.


7) Retrospectivas e lições aprendidas

Por fim, é importante que se faça uma retrospectiva do período, mapeando o que foi aprendido durante o processo, a fim de aplicar esses aprendizados no próximo ciclo e, assim, recomeçar.


Dicas

Além desses 7 passos a serem seguidos, existem ainda algumas recomendações que garantem a implementação efetiva dessa metodologia na sua empresa:


. É importante que todos da empresa entendam a metodologia e sua importância. Como a metodologia OKR preza pela via bottom-up, é importante que os membros da empresa entendam qual o seu papel dentro do estabelecimento dos OKRs e, principalmente, qual a importância da participação deles nesse processo. Para que isso seja efetivo, uma possível solução é a realização de treinamentos para toda a empresa, pelo time responsável pelo acompanhamento dos OKRs, explicando exatamente o que é a metodologia e como ela será utilizada dentro da empresa.


. Devem ser definidos, no máximo, 5 Objetivos, sendo cada um deles com 1 a 3 resultados-chave.


. Os OKRs devem ter uma linguagem clara, condizente com a cultura organizacional, para que todos os membros da empresa possam entendê-los e, ainda, é importante que os OKRs, tanto da empresa quanto de cada time, sejam colocados em lugares visíveis para todos os membros.


. As revisões dos OKRs (semanalmente nos times e trimestralmente na empresa) devem ser feitas com todos os membros ou em grupos, nunca de forma individual.


. A definição dos OKRs deve ser feita sempre do macro para o micro: primeiramente, define-se os OKRs da empresa, para depois serem definidos os de cada time. Ainda, é importante estabelecer, antes de mais nada, os OKRs de longo prazo, geralmente realizado pela diretoria estratégica da empresa, referentes ao ano inteiro. Existe a possibilidade, também, de que cada membro defina seus próprios OKRs, com o Objetivo que ele possui dentro da empresa e os resultados-chaves necessários para atingi-lo.


. É importante, também, se atentar à possibilidade do OKR não se adequar a todas as áreas da empresa.



Seguindo os passos e as dicas trazidas nesse artigo, a implementação da metodologia OKR na sua empresa tem maiores chances de ser bem sucedida. Essa metodologia, como dito anteriormente, além de potencializar a estratégia da empresa, atua como um fator benéfico à motivação dos membros, os quais passam a ter um papel ativo na definição e cumprimento dos OKRs.


Você ainda tem alguma dúvida sobre a metodologia OKR? Mande pra gente! Ficaremos felizes em te ajudar!

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