A cultura de uma empresa é de extrema importância quando se pretende atingir bons resultados. Esse é um conceito complexo que sofre influência de diversos aspectos da empresa e compreendê-lo ajudará a obter um melhor desempenho na sua organização.
Nesse artigo, vamos retomar alguns aspectos sobre cultura organizacional e dar dicas de como gerir e promover mudanças na cultura organizacional. Se você quiser entender sobre aspectos mais gerais e outras características da cultura organizacional, clique aqui.
A definição de cultura organizacional é: “conjunto de crenças, costumes e valores compartilhados que predizem as ações da empresa e descrevem padrões de comportamento e emoções que caracterizam a vida da organização, formando sua identidade.”
Sendo assim, a cultura organizacional é algo que caracteriza uma organização. Essa compreensão de cultura cumpre a função de promover a adaptação da organização, tanto no seu ambiente interno quanto externo.
No artigo "Como entender a cultura da sua empresa" abordamos alguns passos que nos ajudam a entender como diagnosticar a cultura de uma empresa, como ela se encontra no momento atual.
Mas, a partir disso, podemos nos perguntar: é possível modificar uma cultura organizacional?
Sabemos que as mudanças são mais difíceis de ocorrer conforme mais consistente é a cultura vigente, uma vez que a própria cultura tende a funcionar como uma defesa há inovações nesse sentido.
Portanto, é importante ter paciência. A compreensão por parte dos diretores/líderes de que a cultura não pode ser transformada de maneira arbitrária é fundamental. Sendo assim, não basta anunciar mudanças.
Uma das perspectivas utilizadas para gerir e modificar a cultura é chamada administração simbólica. Nessa perspectiva pessoas em posições de liderança, responsáveis por decisões importantes, buscam influenciar valores e normas organizacionais, através da manipulação de elementos culturais superficiais como histórias, símbolos e cerimônias, a fim de tornar explícito os acordos culturais que pretende estabelecer.
Outra maneira de gestão e mudança da cultura que pode ser realizada através de práticas de desenvolvimento organizacional:
Identificação de valores e normas vigentes: pede-se aos membros da empresa que indiquem os valores e normas que influenciam seus comportamentos e atitudes no dia a dia de trabalho. Essa lista permitirá ter uma visão da cultura real.
Estabelecimento de novas diretrizes: solicita-se aos membros que reavaliem suas metas pessoais, grupais e organizacionais e reflitam se essas metas correspondem ao que eles realmente desejam.
Identificação de novos valores e normas: nessa etapa os membros devem desenvolver normas e valores que contribuam para a realização das novas metas estabelecidas.
Reconhecimento de defasagens culturais: torna-se identificável a defasagem entre a situação real e ideal.
Preenchimento das defasagens culturais: nessa etapa, deve-se estabelecer acordos com os membros para que os novos valores e normas sejam colocados em prática. Esses acordos também devem responsabilizar os membros pela gestão e reforço das novidades que estão sendo estabelecidas.
O mecanismo que explica esse tipo de intervenção é de que, conforme os comportamentos relacionados aos novos valores e normas produzidos vão sendo colocados em prática, a defasagem entre cultura real e ideal diminui e a cultura se transforma.
Por fim, podemos concluir que as transformações ocorrem frente a mudanças legítimas nas atitudes dos líderes e pela interiorização de novas maneiras de realizar processos e da rotina empresarial. Nesse sentido, os líderes devem agir de acordo com o que falam, inspirando credibilidade aos membros da empresa na nova realidade em percurso.
A sua empresa está enfrentando problemas relacionados à cultura? Deixe nos comentários suas dúvidas ou entre em contato conosco! Ficaremos felizes em te ajudar!
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