O que é Clima Organizacional?
Muitas vezes usamos o termo "clima" para descrever o estado de uma relação, como "o clima tá pesado", "rolou um clima", "que climão". Mas você sabe o que significa clima organizacional e como ele afeta o desempenho e satisfação dos membros de uma empresa? É isso que vamos explicar a vocês neste artigo!
O clima organizacional nada mais é do que a qualidade do ambiente organizacional percebida pelos membros. É produto de fatores individuais, como personalidade, motivação e valores, e de fatores externos, como o próprio ambiente, a cultura, os regulamentos, as políticas e os métodos utilizados. Se o ambiente organizacional supre as necessidades e satisfaz seus participantes, então o clima organizacional será considerado positivo. Caso contrário, se o ambiente frustra as necessidades, o clima será considerado negativo.
Alguns fatores importantes que influenciam se o clima organizacional será positivo ou não serão destacados a seguir.
1) Regulamentos: quanto mais os regulamentos são transparentes e executados de maneira coerente, melhor percebido será o clima;
2) Recompensas: uma política de recompensas bem estruturada promove um maior engajamento e satisfação no trabalho;
3) Valores: o alinhamento aos valores e à missão da empresa contribui para a sensação de pertencimento de seus membros;
4) Flexibilidade: o quanto os membros se sentem livre e incentivados a inovar, também contribui para a percepção positiva do clima organizacional;
5) Padrões: processos definidos e bem estruturados na empresa contribuem para a sensação de confiança;
6) Cultura: uma cultura consistente contribui para a integração dos membros e sensação de pertencimento.
7) Liderança: a forma de relação entre os líderes de uma empresa e seus subordinados também influencia a qualidade do clima organizacional.
Esses fatores, ao produzirem um bom clima organizacional, podem gerar diversos benefícios para uma empresa. No entanto, um clima ruim pode ter péssimas consequências.
Quando o clima é ruim implica em um baixo engajamento dos membros, uma rotina desagradável e distanciamento em relação aos propósitos da organização. Assim, é fácil inferir os resultados de um clima ruim: diminuição da produtividade, rotatividade de funcionários e mais gastos para toda a empresa.
Mas então como evitar esses problemas e alcançar um bom Clima Organizacional?
Para se obter um bom clima organizacional é importante buscar promover continuamente a satisfação dos colaboradores. Algumas alternativas e recomendações para alcançar um bom nível de satisfação serão dadas a seguir:
1) Aplicar questionários periódicos a fim de realizar uma análise da satisfação dos funcionários. Realizar pesquisa de clima organizacional para conhecer as dificuldades, demandas dos membros da empresa e fornecer feedbacks e possíveis planos de ação;
2) Estruturar uma política de bonificação consistente e transparente;
3) Estabelecer uma política salarial consistente em relação a empresas concorrentes e equilibrada em relação a estrutura interna;
4) Organizar o espaço físico da empresa de modo a estimular relações e vínculos e diminuir problemas de barulho, temperatura e iluminação;
5) Oferecer escuta aos funcionários, dar apoio e ser empático.
Sendo assim, é importante ter em mente que estabelecer um bom clima organizacional e ter funcionários satisfeitos é imperativo para o bom rendimento dos mesmos e para o sucesso da organização.
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