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Como ser um líder assertivo?

Em um ambiente organizacional muitos são os momentos em que se é preciso exercer a liderança. Porém, nem sempre você pode se sentir preparado para isso.


Nesse artigo, nós iremos apresentar algumas dificuldades que podem surgir durante uma tarefa da qual você seja o líder, a forma como os seus liderados se sentem diante dessas situações e o que você pode fazer para resolvê-las.


Então vejamos: quais são as as principais dificuldades envolvendo a liderança? Buscamos algumas das reclamações mais frequentes de colaboradores que trabalham em grandes empresas e encontramos os resultados:


→ 75% dos funcionários afirmam que seu superior imediato constitui a pior parte de seu trabalho [Havard Business Review];

→ 70% do nível de engajamento dos empregados é atribuída à qualidade do chefe [Gallup];

→ 65% das pessoas aceitariam um corte de salário se o seu chefe fosse substituído por um melhor [Harvard Business Review]


A partir desses dados, nota-se que um dos maiores problemas envolvendo a liderança é a motivação.

Dados levantados pela The science of Happiness mostram que 58% dos colaboradores motivados e engajados são mais propensos a parar o que estão fazendo para ajudar um cliente ou colega. Ou seja, liderados motivados conseguem cumprir suas tarefas e ainda ajudar outras pessoas dentro da organização. Além disso, como mostram os dados Robert Half, “50% dos profissionais afirmam que o aumento da produtividade é o principal resultado prático proveniente de uma boa liderança”.


Mas o que pode causar a desmotivação?


Nesse sentido, a desmotivação no trabalho pode estar relacionada ao fato dos liderados não estarem confortáveis com o seu líder por não se sentirem ouvidos ou não sentirem que suas tarefas fazem sentido.


Para entender como resolver essas situações é necessário entender qual o seu papel na liderança, e que, principalmente, liderança não existe sem relacionamento. Esse aspecto foi abordado neste artigo, em que mostramos qual o papel do líder na organização.


Para resolver dificuldades como a desmotivação e alguns outros aspectos que podem surgir dentro da organização vinculados a uma má liderança, é importante que, antes de tudo, você exerça o autoconhecimento.


Ninguém consegue liderar a outros sem conhecer a si mesmo e só assim você entenderá o que funcionará quando estiver assumindo esse papel. Sem autoconhecimento, problemas relacionados à estagnação, à falta de posicionamento nas tomadas de decisões e à comunicação acabam interferindo nas tarefas da equipe e em seu próprio trabalho.


Além do autoconhecimento, outra maneira efetiva para motivação dos membros é investir tempo em conhecer cada um. Para isso, é necessário entender que cada pessoa trabalha e se organiza de um jeito e que ter uma única maneira de lidar com todos da equipe não trará um bom resultado final.


Além disso, cada liderado pode estar em um nível diferente de maturidade dentro da organização. A maturidade empresarial é o repertório que a pessoa possui, desde habilidades e conhecimentos até o quanto se sente confortável e apta para realizar as tarefas. Esse nível se traduz em competências técnicas e motivações. Sendo assim, em uma organização, isso se traduz no quanto o líder terá que interferir ou não em seu trabalho.


Existem quatro níveis de maturidades empresariais:


Nível baixo de maturidade [M1]: Pessoa ou equipe que não possuem as competências técnicas necessárias, geralmente são inexperientes e não tiveram oportunidade de desenvolver a confiança.


Nível de maturidade moderada [M2]: Ainda não possuem as habilidades técnicas necessárias, mas são dispostas e confiantes.


Nível de maturidade moderada para alta [M3]: Possuem as competências técnicas necessárias, mas ainda não se sentem seguras ou motivadas e, geralmente, são pessoas proativas.


Nível de maturidade alta [M4]: Essas pessoas possuem as competências técnicas necessárias e habilidades. Além disso, possuem segurança e confiança ao realizar suas tarefas.


Então, identificar em qual nível os seus colaboradores estão é fundamental para que a liderança flua de uma maneira positiva tanto para líderes quanto para liderados, pois isso muda qual o tipo de tarefa será delegada a cada um dentro de uma equipe. Mas qual liderança assumir nos diferentes níveis de maturidade?


→ M1: Liderança Diretiva

Para esse nível de maturidade é necessário que as tarefas sejam delegadas de maneira específica e direta, explicando “o que”, “como”, “onde” e “porque”. Isso auxilia pessoas que não possuem confiança no que estão fazendo, pois dessa maneira estão delimitados todos os passos que devem seguir para a realização da tarefa.


O líder tem o dever acompanhar a pessoa ou equipe desde o início, desenvolvimento e conclusão da tarefa. Ao final desse processo é muito provável que os colaboradores se sintam mais aptos a realizar tarefas com mais confiança e sem um acompanhamento tão preciso.


→ M2: Liderança Orientadora

Com as pessoas deste grupo que ainda não possuem as habilidades necessárias, o líder deve se disponibilizar para orientar e ajudar, designa “o que” e “como” fazer e está atento caso alguma necessidade apareça.


Pessoas nesse nível de maturidade entendem as decisões desde que entendam a razão delas. Portanto, invista tempo em explicá-las e verificar se elas fazem sentido para quem irá realizá-las.


→ M3: Liderança Facilitadora

Nesse nível, o líder tem o papel de facilitador, pois as pessoas já possuem as habilidades necessárias e são motivados para realizar as tarefas. Aqui o líder diz “o que” fazer, mas não precisa delimitar o “como”.


Os liderados nesse nível de maturidade precisam se sentir ouvidos para se sentirem apoiados para que, assim, adquiram confiança no que estão realizando.


→ M4: Liderança que Delega

O líder, nesse caso, pode confiar a tomada de decisão e a solução dos problemas aos liderados, pedindo apenas que seja informado das decisões. Neste tipo de liderança, situacional, o líder consegue dar autonomia aos colaboradores.



Portanto, a motivação e os níveis de maturidade são algumas dificuldades que podem ser encontradas em uma situação que envolva o exercício da liderança. Esperamos ter ajudado com essas soluções para esses problemas!


Desenvolver a liderança é um processo, então não existe apenas uma maneira correta de se liderar. Por isso, é necessário se adaptar a cada colaborador ou equipe, sempre aprimorando técnicas e entendendo o contexto em que cada dificuldade aparece.


Você tem enfrentado problemas de liderança em sua empresa?

Entre em contato para conversarmos e saber como podemos ajudá-lo!

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