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Conflitos nas organizações: a importância da Análise de clima

Em nosso dia a dia, costumamos utilizar expressões como “o clima ficou pesado” ou “o clima esquentou”, o primeiro exemplo quando alguém traz um assunto delicado ou triste, enquanto a segunda expressão quando ocorre uma agitação em um debate. Nesses casos, não utilizamos a palavra “clima” para nos referir à condições atmosféricas, mas sim, quando percebemos alguma tensão em uma conversa, uma tensão nas relações interpessoais.


Sentido semelhante é encontrado quando nos referimos ao Clima organizacional, ou seja, às percepções dos colaboradores sobre os processos e relações dentro de uma organização.


Neste artigo, traremos algumas definições e variáveis relevantes que podem afetar o clima organizacional de forma positiva ou negativa, bem como apresentar um processo fundamental para identificá-las: a Análise de Clima.



Cultura x Clima Organizacional

Uma distinção importante deve ser feita entre os termos cultura e clima organizacional. Apesar de interdependentes, cada um guarda certas especificidades.


Cultura Organizacional é um conceito abrangente, cuja definição pode variar dependendo do autor. De maneira geral, a cultura envolve tanto aspectos concretos, como artefatos, mascotes e a arquitetura do local de trabalho, quanto aspectos imateriais, como crenças, valores, cerimônias, etc. Ela pode ser interpretada como a “personalidade” da organização, o conjunto de fatores compartilhados e que orientam suas ações de forma integral.


Um movimento interessante que pode auxiliar na apreensão desse conceito seria compará-lo à cultura de um país, como por exemplo o Brasil. O que vêm a sua mente quando você pensa em cultura brasileira? Quais são os artefatos, cerimônias, os modos de funcionamento característicos da sociedade brasileira?


Esse exercício, além de evidenciar a complexidade de elementos que podem constituir uma cultura organizacional, apontam para sua relativa estabilidade e dificuldade que se tem em a modificar.


Para se aprofundar mais na discussão sobre culturas organizacionais, leia nosso conteúdo no blog como: O que é Cultura Organizacional?, Como entender a cultura da sua empresa e Como promover mudanças na cultura organizacional.


Clima organizacional, por sua vez, é um conceito menos abrangente. Refere-se às percepções compartilhadas dos colaboradores sobre os processos organizacionais e interpessoais.


Assim, se existe uma relação de liderança percebida como autoritária, tal percepção pode influenciar no desempenho e na satisfação dos colaboradores. Note que o conceito de percepção não precisa estar relacionado necessariamente com fatores objetivos da organização, apesar destes serem muito importantes.


Diferentemente da Cultura, o Clima Organizacional é um conceito menos cristalizado, portanto, mais fácil de sofrer transformações. Clima organizacional, satisfação no trabalho e desempenho são aspectos interdependentes, visto que a forma como eu percebo as relações de trabalho está ligada a minhas ações nesse ambiente.


Análise de Clima

Feita a diferenciação, podemos nos deter um pouco no que é uma Análise de Clima. Este serviço consiste em fazer um mapeamento dos aspectos positivos e negativos da organização a partir da percepção de seus colaboradores. Seus resultados auxiliam líderes e diretores a compreender a dinâmica de trabalho e a estruturação de intervenções mais eficientes e diretivas.


De outro modo, podemos pensar em uma organização onde existem muitos conflitos entre colaboradores, uma baixa motivação e muito estresse afetando o desempenho geral. Apesar dessa descrição, não se sabe ao certo quais as variáveis diretamente responsáveis por essas relações. Uma intervenção partindo desse ponto, como uma palestra motivacional ou a proposição de eventos internos, pode ser muito pouco efetiva se a questão central por trás desses problemas for uma relação de liderança autocrática.


Assim, a Análise de Clima, por meio de instrumentos científicos, como escalas e entrevistas estruturadas, consegue mapear variáveis importantes, identificando tanto aspectos positivos quanto negativos do clima organizacional.


Variáveis que afetam o Clima Organizacional

1) Relações de liderança


Como já citado em exemplos anteriores, as relações entre líderes e liderados desempenham papel relevante tanto nas percepções dos colaboradores quanto no modo como as tarefas são executadas.


A liderança pode variar entre modelos mais autocráticos e mais democráticos, onde observam-se características como a forma em que as tarefas são delegadas, a consideração sobre o nível de maturidade dos liderados e a abertura para diálogo.


Leia mais sobre Como ser um bom líder?, ou conheça mais sobre nosso treinamento de liderança


2) Motivação dos membros


A motivação, já citada também como indicativo de que as coisas não andam bem na organização, pode ser avaliada segundo suas variáveis externas, como as qualidades de relacionamento interpessoal (forma e quantidade das tarefas, presença de uma cultura de feedbacks ou planos remunerativos), e internas, como as percepções individuais dos colaboradores sobre seu trabalho (se gostam, se identificam ou se interessam pelas tarefas das quais são encarregados, se ambicionam se desenvolver dentro da organização e seu plano de carreira).


A motivação é um conceito complexo e multideterminado. Por isso, separamos alguns artigos que talvez possam te interessar sobre o tema: Entendendo a motivação no contexto empresarial; Como a prática de feedback pode afetar a motivação em sua empresa


3) Resistência a Mudança


Outra variável relevante a ser investigada é a forma como as mudanças e transformações se dão no ambiente organizacional. Uma mudança estrutural ou produtiva imposta, sem diálogo com os colaboradores, pode ser negativamente percebida, tendo impactos na satisfação.


Com a pandemia, por exemplo, muitas organizações se viram forçadas a modificar seus modos de funcionamento, adaptando-os ao estilo Home Office. Como foram sentidas essas mudanças? Quais os impactos nas relações de trabalho e no nível de satisfação dos colaboradores? São questões a serem investigadas no âmbito do clima organizacional.



4. Estresse


Essa variável, intimamente ligada com outras como liderança e motivação, pode ser avaliada quando as tarefas de trabalho são mais exigentes do que as habilidades que os trabalhadores possuem. Sem um direcionamento, suporte ou treinamento prévio, tais atividades estão fadadas ao fracasso e baixo desempenho.


Outro aspecto estressor ocorre quando o colaborador não percebe sentido em suas tarefas, seja por uma incompatibilidade entre seus valores e os da empresa, seja pela falta de reconhecimento ao trabalho exigido. Neste último caso, podemos pensar em intervenções como o estabelecimento de uma cultura de feedbacks, literalmente, “dando retornos” por meio de críticas e elogios mais objetivos.


Neste artigo apresentamos com mais detalhes as relações entre a prática de feedbacks e a motivação nas organizações.


5. Cooperação


Por fim, podemos destacar a variável de cooperação, relacionada a qualidade das interações entre equipes e entre membros de uma mesma equipe. A percepção de um ambiente competitivo e hostil pode gerar sentimentos de insegurança e atitudes retaliatórias, afetando negativamente o clima organizacional. Se este for o caso, pode-se pensar em diferentes modelos de gestão


 

Dessa forma, encerramos nosso artigo, mas não a discussão sobre o tema. Quais dúvidas em relação ao Clima Organizacional foram despertadas? Quais outras variáveis você considera importantes para entender as percepções dos colaboradores sobre seu espaço de trabalho? Mande uma mensagem para a gente ou escreva um comentário na publicação caso esse conteúdo tenha trazido novas ideias para sua organização.


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