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Entendendo a motivação no contexto empresarial

A motivação é um dos aspectos que mais interfere na satisfação e na produtividade dos membros de uma empresa. Saiba como compreendê-la e, assim, melhorar a motivação dos membros na sua organização.



Cada vez mais, os líderes das empresas buscam entender melhor sobre a motivação de seus membros. Isso acontece porque existe a premissa de que altos níveis de motivação conseguem melhorar o desempenho, tanto individual quanto organizacional, o que garante a produtividade e o alcance dos objetivos da empresa.


Mas, antes de entender sobre a motivação na sua empresa, é preciso compreender o que é motivação.


Segundo Salanova e colaboradores (1996), a motivação pode ser entendida como uma ação persistente no tempo e dirigida a objetivos. Ela pode ser ativada por um conjunto de necessidades, metas, emoções, valores e expectativas.


No entanto, quando falamos de motivação, surgem algumas ideias que precisam ser esclarecidas:


1) A motivação não é algo puramente interno da pessoa.


Sendo um processo psicológico básico, a motivação é intrínseca ao ser humano. Porém, fatores externos à pessoa, como objetos ou outros seres humanos, podem facilitar ou inibir a expressão da motivação.


Desse modo, podemos entender que a motivação apresenta características internas que devem ser combinadas com condições externas favoráveis à sua expressão.


2) Para resolver um problema de motivação, não basta aplicar e compreender uma teoria de motivação.


Como as empresas apresentam contextos e culturas bastante diversos, as teorias de motivação existentes não são capazes de considerar totalmente as particularidades de uma organização. Por isso, a simples aplicação de uma teoria motivacional em uma empresa não garante que os resultados obtidos sejam satisfatórios.


3) Uma pessoa muito motivada não vai, necessariamente, ter um bom desempenho ou rendimento no trabalho.


Isso acontece porque não basta somente a motivação para a melhora no desempenho do trabalho. Por exemplo, uma pessoa está muito motivada para realizar o maior número de vendas possível e receber uma boa comissão em cima disso. Porém, a falta de competências necessárias para realizar essa tarefa pode impedir que seu desempenho seja satisfatório. Existem casos, ainda, em que o problema não são as competências individuais, mas, sim, problemas da própria organização.



Compreendendo a motivação na sua empresa

Tendo esclarecido esses pontos e sabendo o conceito de motivação, conseguimos pensar em maneiras de entender e melhorar a motivação em cada empresa. Para isso, é essencial identificar os fatores que verdadeiramente atuam como motivadores dentro da sua organização.


Uma das maneiras de identificá-los se dá a partir do desenvolvimento de competências, tanto dos líderes quanto dos demais membros da empresa, para diagnosticar os elementos internos (intrínsecos) e externos (extrínsecos) que facilitam ou inibem a motivação no trabalho.


Os benefícios, promoções, participação no lucro e, até mesmo, o salário, são sistemas de reconhecimento extrínsecos. Já os sistemas de reconhecimento intrínsecos são aqueles sentidos pela própria pessoa, como reconhecer-se competente, perceber-se como responsável, participar ativamente de aspectos da organização, ter perspectivas de crescimento pessoal e profissional, entre outros.


Estudos mostraram que os sistemas de reconhecimento extrínsecos e intrínsecos são fortes potencializadores de alto desempenho no ambiente de trabalho.


Ademais, é importante que as necessidades, as expectativas e os valores dos membros e da organização tenham um ponto em comum.


Ainda, é importante que os líderes compreendam que a motivação é uma teoria da ação. Assim, existem 3 perguntas básicas que precisam ser respondidas para entender a motivação no contexto da sua empresa:


1) O que ativa e mantém uma ação no contexto da sua empresa?


A partir dessa pergunta, é possível analisar se é a pessoa ou o ambiente que está ativando a ação. E, como as condições internas de um indivíduo são mais difíceis de serem manejadas, é no ambiente que as intervenções podem ser realizadas.


2) Existe uma meta ou alvo claramente estabelecido e compartilhado e que poderá orientar a ativação da ação?


Com essa pergunta, podemos chegar à conclusão de que é essencial que exista uma identidade entre as metas pessoais e as metas organizacionais. O caminho a ser seguido pelos líderes, então, é saber os valores sustentados pelos colaboradores, para que, assim, consigam avaliar o nível de identidade entre os valores que são esboçados e praticados pela organização e os dos próprios membros.


Quanto maior o alinhamento, maiores as chances de haver, de fato, essa identidade e, ainda, de que essas metas organizacionais venham a ser incorporadas como metas individuais.


3) Onde se encontra a força dessa ativação?


Nessa pergunta, retomando a primeira, podemos identificar que forças internas exercem bastante influência na motivação. No entanto, isso não elimina o poder de fatores externos na ativação da força motivacional.


Aqui, a prática do feedback pode ser uma ótima saída. Isso porque existem estudos que mostram que, além de apontarem mudanças a serem feitas para melhorar o desempenho dos membros, os feedbacks conseguem atuar em mudanças comportamentais do indivíduo. Por isso, essa prática é uma via de mão dupla: não somente atua nos fatores externos, mas também, contribui com a mudança de fatores internos no indivíduo.


Ações para melhorar a motivação

Depois de responder a essas perguntas, você pode estar se perguntando ainda: mas o que, de fato, motivam as pessoas no trabalho? As possíveis respostas a essa pergunta sugerem a realização de ações, como:


a) Investir na construção de ambientes físicos e psicossociais favoráveis à saúde integral da pessoa, o que causa um impacto na qualidade de vida no trabalho;


b) Estabelecer relações entre os líderes e os demais colaboradores que facilitem e permitem a expressão de pensamentos e sentimentos sobre o trabalho e a organização, uma vez que a liderança é o elo entre a motivação e o desempenho. O líder, nesse cenário, apresenta um importante papel na realização de ações que visem o aumento da motivação na organização.


Saiba mais sobre liderança assertiva aqui.


c) Buscar identidade entre as metas individuais e organizacionais;


d) Promover a participação dos colaboradores nos aspectos que afetam de modo direto ou indireto suas vidas nos ambientes de trabalho, a fim de potencializar o envolvimento afetivo no trabalho;


e) Cultivar transparência nos processos de comunicação organizacional, para que as pessoas possam ter informações claras e relevantes de que precisam para atuar na empresa;


f) Ser justo na distribuição de recompensas e benefícios;


g) Preparar os líderes e demais colaboradores para dar e receber feedbacks eficazes;


h) Criar perspectivas de crescimento pessoal e profissional por meio de políticas de treinamentos, por exemplo.


Essas opções, entretanto, não são as únicas a serem realizadas para a melhora da motivação na sua empresa. A gestão da motivação em uma empresa envolve muitos desafios e responsabilidades.


 

Você tem enfrentado problemas de motivação em sua empresa?

Entre em contato para conversarmos e saber como podemos ajudá-lo!

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