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O que é Cultura Organizacional?

No contexto empresarial, é muito comum escutar o termo “Cultura Organizacional”. Mas você realmente sabe o que é isso?

Se você não sabe, ou quer entender um pouco melhor, você está no lugar certo! Nesse post, vamos te explicar um pouco mais sobre esse importante conceito de Gestão de Pessoas em uma empresa!


Cultura Organizacional pode ser definida como um “conjunto de crenças, costumes e valores compartilhados que predizem as ações da empresa e descrevem padrões de comportamento e emoções que caracterizam a vida da organização, formando sua identidade.”


Dessa maneira, a Cultura Organizacional determina o modo como as pessoas se identificam e se comportam dentro de seu ambiente de trabalho.

Mas qual o benefício de ter uma Cultura Organizacional bem estabelecida em sua empresa?


A princípio, uma cultura organizacional bem estabelecida pode solucionar dois grandes desafios:


1. Problemas de integração constituída por elementos culturais internos:


Quando trabalhamos em grupo, temos a necessidade de compartilhar um mesmo tipo de linguagem, além de nos identificarmos com os que fazem desse grupo.

Ademais, existe a necessidade de compreender os comportamentos considerados desejáveis e indesejáveis, a fim de definir critérios a respeito de como recrutar e selecionar novos participantes. Assim, a Cultura é capaz de ajudar a solucionar todos esses problemas.


2. Problemas de integração constituídos por elementos culturais externos:


A Cultura é usada como base para traçar estratégias da organização, definindo a missão básica da empresa, assim como as metas que devem ser atingidas como modo de concretização dessa missão.

Além disso, a cultura é usada como norteador para definir os meios (estrutura da organização, sistemas de recompensas, entre outros) condizentes para que essas metas organizacionais possam ser atingidas, contemplando a visão da empresa, isto é, onde pretende estar no futuro.


Podemos entender, então, que a cultura organizacional está sob influências tanto externas quanto internas. A influência externa se dá pelo contexto sócio-cultural em que a empresa está inserida. Já a influência interna é caracterizada pelo repertório dos colaboradores e os problemas típicos de cada unidade organizacional.

Assim, quanto mais forte a cultura organizacional, menos as diferenças culturais dos grupos entram em choque com a cultura maior.


Outros aspectos que estão ligados a cultura organizacional são os chamados componentes visíveis e invisíveis.


Componentes Invisíveis: Aspectos sociais e psicológicos


Valores e expectativas

Padrões de influência e poder

Percepções e atitudes

Normas grupais


Componentes visíveis: Aspectos operacionais e orientados para tarefas


Estrutura organizacional

Objetivos e estratégias

Tecnologia e práticas operacionais

Métodos e procedimentos


Dessa maneira, pode-se perceber que a cultura organizacional possui não só um importante papel no dia a dia de sua empresa, mas também na vida dos colaboradores, tornando o trabalho mais agradável e motivador.





Compreendendo a Cultura Organizacional na sua empresa

Agora que você entendeu um pouco melhor o que é cultura organizacional e para que serve, surge a pergunta: Como saber se tenho uma cultura organizacional [forte ou fraca] em minha empresa?


Essa pergunta não é tão simples de responder, mas você pode começar a partir da definição que trouxemos acima.

Tendo em vista que a cultura orienta o modo como as pessoas em uma determinada empresa se comportam, compreender melhor seus aspectos permitem que as decisões tomadas para a organização sejam mais efetivas. Assim, é essencial que você entenda a cultura da sua empresa antes de tomar decisões sobre ela.


Outro aspecto que pode ser trabalhado para a definição de uma cultura organizacional é a verificação dos valores, visão e missão de sua empresa. Certificar-se de que esses três componentes estão bem definidos e expostos para seus colaboradores faz toda a diferença no fortalecimento da cultura organizacional.


Além disso, a implementação ou mudança de uma cultura deve se iniciar pelos componentes visíveis de sua empresa, pois compreendem os elementos que caracterizam a sua organização. Depois, deve-se rever normas, políticas, concepções do espaço físico e de comportamentos.


No entanto, a mudança cultural, para Andrew Pettigrew, importante pesquisador da área organizacional, só tem êxito quando existe coerência entre os discursos dos principais dirigentes e as práticas resultantes, ou seja, implementar uma nova cultura ou alterar a já existente depende muito mais do exemplo.


Por que Cultura Organizacional é tão importante?


É importante para a Identificação dos membros com a empresa, para que sintam que realmente fazem parte da organização e se identifiquem com ela. Além disso, contribui para o alinhamento entre os membros (os membros têm propósitos e valores parecidos que os norteiam).

Uma cultura bem estabelecida contribui para a motivação tornando o trabalho mais agradável, criando uma identidade membro-membro e membro-empresa, trazendo ainda mais coesão ao grupo. Outra importância fundamental é o alinhamento dos colaboradores com a organização em relação aos valores estabelecidos, pois isso auxilia que a visão e metas da empresa sejam cumpridas.


O Reconhecimento por pessoas de fora da organização também é algo que se almeja quando o assunto é cultura. Essa é umas das maneiras que podem ser parte da estratégia de recrutamento da empresa, pois se as pessoas passam a conhecer sua empresa pelo que é vivido no contexto organizacional, isso pode atrair colaboradores mais alinhados ao que se é esperado para a sua organização.


E como fortalecer a cultura da sua empresa?


Ter os valores da empresa bem definidos é algo essencial, só assim os membros saberão o que é esperado e seus comportamentos estarão de acordo com o esperado.


Caso ainda não tenha os valores definidos ou eles vão passar por mudanças, é propício fazer uma pesquisa com os colaboradores para entender com quais valores da empresa eles se identificam (rankear). Após esse levantamento, atuar com planos de ação para aqueles valores que estiveram mais frequentemente presentes nas posições mais baixas.

Cultura Organizacional é um assunto muito extenso, possui muitas nuances e opiniões adversas. Por isso, para saber mais sobre cultura organizacional e estratégias sobre o assunto, fique ligado nos próximos posts do blog!

131 visualizações1 comentário

1 Comment


leoalopes
Oct 03, 2019

Artigo excelente!

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