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Onboarding: benefícios e dicas para a internalização de novos membros

Onboarding, traduzido para a língua portuguesa, significa “embarcando”. Refere-se ao conjunto de processos pelos quais os novos membros de uma empresa passam quando são aprovados em um processo seletivo.


A finalidade desse processo é garantir que o colaborador seja socializado com o ambiente de trabalho e com os antigos membros, assim como com os procedimentos e com a cultura organizacional. Portanto, nesse momento é importante apresentar a missão, visão e valores da empresa, o código de ética, tarefas relacionadas ao cargo, treinamentos e apresentar o novo membro à equipe.


Esse processo pode variar de duração, mas é importante ressaltar que se inicia no momento em que é anunciada a aprovação do candidato no processo seletivo e vai até o momento em que esta pessoa se estabelece em sua função.



Quais os benefícios de um Onboarding bem estruturado?

Um Onboarding bem estruturado pode resolver alguns problemas e trazer benefícios para a empresa, como por exemplo:


1) Motivação


Passar por um processo de Onboarding bem feito, o qual promova a integração dos membros e diminua a sensação inicial de insegurança pode contribuir muito para que os membros iniciem seus trabalhos mais motivados. Uma pesquisa realizada pela SHRM (Society for Human Resource Management) mostrou que organizações com um processo de Onboarding podem melhorar em 50% a produtividade dos novos membros. Além disso, um membro motivado pode contagiar o resto da equipe.


2) Integração


Para promover a integração de um novo membro a uma equipe, o Onboarding também pode ser uma boa solução. Através da realização de um evento, ou encontro, pode-se apresentar o novo membro à equipe e propor atividades que aproximem os colaboradores. Dessa forma, aquele desconforto inicial pode ser minimizado e o clima organizacional beneficiado.


Clique aqui para ler o nosso artigo sobre eventos de integração.


3) Retenção de talentos


Pessoas bem integradas e motivadas na organização e conhecedoras da cultura organizacional tendem a continuar nela, pois começam as suas atividades entendendo melhor como a empresa funciona. Outra informação interessante sobre retenção de talentos, trazida pela pesquisa da SHRM , é que 58% dos colaboradores que passaram por programas estruturados de Onboarding têm maior probabilidade de continuar na empresa depois de 3 anos.


4) Redução da rotatividade


Problemas como alta taxa de turnover (rotatividade de funcionários) também pode ser melhorado com um bom Onboarding. Da mesma forma que o Onboarding pode reter talentos, pode também diminuir a saída de colaboradores da empresa, uma vez que o processo de internalização deixará claro o funcionamento da empresa em sua rotina.


A pesquisa da SHRM também mostra que 69% dos colaboradores têm maior probabilidade de continuar na organização por três anos se tiveram boas experiências de Onboarding.


5) Treinamento e capacitação


Outro benefício trazido por um processo de Onboarding bem estruturado é o treinamento e capacitação dos novos membros. Dessa forma, os novos membro estarão mais preparados para atender as demandas da empresa, podendo evitar problemas e obter uma melhor performance.


Mas como estruturar o Onboarding?

1) Definir o objetivo


É importante ter claro qual o objetivo do Onboarding. Pode ser para motivar o novo membro, capacitá-lo, integrá-lo, retê-lo, entre outros.


2) Usar os 4 C’s


Os quatro C’s são: compliance, clarification, culture e connections, ou em português, conformidade, esclarecimento, cultura e conexão. Essas etapas irão guiar o Onboarding e pretendem torná-lo mais claro e efetivo:


a) Conformidade: etapa de ensino das regras, código de ética, políticas da empresa e processos;

b) Esclarecimento: etapa para falar sobre a função dos novos membro e alinhar expectativas;

c) Cultura: momento de apresentar a cultura da empresa aos novos membros;

d) Conexão: momento de integração, voltado às relações interpessoais.


3) Montar um cronograma


O cronograma de todo o processo de Onboarding é fundamental! Para isso, deve-se definir quais serão as atividades realizadas e a data em que serão realizadas.


4) Determinar indicadores de performance


É importante alinhar com o novo membro o que é esperado dele pela organização. Assim, será mais fácil para ele identificar quais são seus objetivos e quais resultados deve produzir.


5) Documentar o processo


Deve se documentar de forma clara todos os processos que serão executados. Dessa maneira, poderá ser mantido um padrão de qualidade e futuras revisões poderão ser feitas.


6) Compartilhar com outros gestores


O processo de Onboarding não ocorre, necessariamente, de maneira centralizada. É muito comum que os gestores mais próximos ao novo membro fique responsável pela sua internalização. Para isso, compartilhe a documentação feita com as pessoas que ajudarão nesse processo.


7) Acompanhar a execução


Essa etapa se estende durante todo o percurso. Obter feedbacks sobre o processo ajudará você a realizar adaptações e melhorias quando for preciso!


Essas etapas ajudarão você a estruturar um bom processo de Onboarding e obter benefícios para a sua organização!

 

Você tem alguma outra dúvida sobre Gestão de Pessoas? Entre em contato com a gente! Ficaremos felizes em poder te ajudar!

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