Quando pensamos em processos seletivos, é bem comum vir à nossa cabeça dinâmicas e entrevistas. Mas há outras etapas que podem ser utilizadas em um processo seletivo, de forma que seja realizada uma avaliação mais ampla e completa dos candidatos.
Uma dessas etapas possíveis a ser implementada é o fit cultural. A seguir vamos explicar melhor o que é isso.
O que é?
Já vimos em artigos anteriores que a cultura organizacional é definida pelo “conjunto de crenças, costumes e valores compartilhados que predizem as ações da empresa e descrevem padrões de comportamento e emoções que caracterizam a vida da organização, formando sua identidade.”
O fit cultural visa mensurar o quão alinhado está um candidato a cultura de uma organização. A partir do conjunto de crenças, costumes e valores, elabora-se o fit cultural, que dará indícios se a pessoa se encaixa ou não na cultura daquela empresa.
Por exemplo: se um candidato é bastante individualista e prefere trabalhar sozinho, a probabilidade dele se adaptar a uma empresa que sempre trabalha em equipe é pequena.
Podemos pensar que os valores individuais de cada candidato são como vetores, que caso se encontrem alinhados, no mesmo sentido que os vetores da organização, irão potencializar as ações e crescimento da empresa. Tendo isso em vista, vamos as vantagens de se utilizar um fit cultural.
Quais as vantagens de utilizar um fit cultural?
- Maior engajamento: pessoas que compartilham ideais com a organização podem se sentir mais motivadas e engajada com seu trabalho;
- Mais harmonia entre os membros da empresa: por serem pessoas que compartilham costumes, crenças e valores, o ambiente de trabalho se torna mais harmônico, coeso e acolhedor;
- Aumento da produtividade: membros mais engajados e felizes podem render mais no trabalho, aumentando sua produtividade;
- Contratações mais precisas: aumenta a efetividade de contratações e diminuição do turnover;
- Maior retenção de membros: selecionar pessoas mais alinhadas possibilita que ela se sinta mais confortável com o trabalho e consequentemente pretenda ficar mais tempo na empresa;
- Mais facilidade de adaptação de novos membros: pessoas alinhadas podem ter uma melhor adaptação ao ambiente organizacional que aquelas não alinhadas.
Dessa forma, vemos que a utilização de um fit cultural durante o processo seletivo de sua empresa previne futuros problemas e potencializa resultados desejados, como aumento do engajamento, coesão dos membros e maior produtividade.
Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre a importância do fit cultural para um processo seletivo.
Ainda tem alguma dúvida em relação a fit cultural e processo seletivo? Entre em contato com a gente!
コメント